Rede de Relacionamento

Sua Rede

 

O Orkut/Face e etc...  se tornaram uma febre mundial entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Todos querem fazer parte e assim se comunicar com amigos que estão distantes ou até próximos, ainda que sejam vizinhos. Para muitos, quem não está nas redes é considerado um analfabeto moderno.

 

O problema não está na Rede de Relacionamento, pois até eu e toda minha família temos um pedacinho nosso lá: fotos, recados, etc, mas naquilo que nós evangélicos estamos expondo em nossas páginas de apresentação e nas comunidades em que estamos participando.

 

Suas comunidades refletem seu caráter.
É uma situação embaraçosa visitar o perfil de um cristão e descobrir que ele participa de comunidades que não refletem a Cristo. Evite sempre as comunidades ofensivas, que incentivem comportamentos problemáticos e que não seriam aceitos em sua comunidade cristã.

 

Cuidado com as amizades.
Certamente você já ouviu seus pais dizendo algo como “cuidado com as amizades”. A regra também vale para a internet. Pessoas mal-intencionadas estão em todos os lugares, inclusive nas redes. Lembre-se sempre que as relações que você mantém formarão o seu caráter e a sua forma de pensar.

 

Informações confidenciais devem continuar confidenciais.
Tenha muito cuidado com o que você publica na internet. Nunca revele seu endereço, número de telefone ou outras informações confidenciais. A rede, em particular, permite que você mantenha algumas informações abertas apenas a seu círculo de amizades. Com essa ferramente você terá mais privacidade e, sem dúvidas, mais segurança.

 

Tenha sempre o testemunho Cristão como objetivo.
Tenha sempre em mente que você é observado a todo momento. Todos tem acesso a informações sobre sua vida, seus interesses e sobre sua maneira de pensar. Portanto, tudo testemunha sobre você: seu mural de recados, seu perfil, a escolha de suas comunidades. Cuide sempre para que Cristo possa ser refletido através da sua vida virtual.

 

Moderação sempre.

O excesso sempre acaba fazendo mal, de alguma forma. Controle-se, o orkut sempre estará ali à sua disposição, mas seus amigos, sua família e suas atividades diárias sempre precisam da atenção que só você pode dar. Existe vida além das redes.

Orkut do cristão

 

Orkut não é o único site de relacionamento na internet. Existem mais de 300 como este espalhados pela rede de computadores. O Brasil lidera o ranking de maior número de usuários do Orkut no mundo todo. De mais de setenta milhões de internautas espalhados pelo planeta, mais de 70% estão na bandeira verde-amarela do Brasil varonil.
 
Há alguns dias estava olhando as comunidades que alguns irmãos em Cristo participam. Me deparei com várias que me assustaram e que nem tenho coragem de lembrar devido aos palavrões que li ao abrir as páginas desses sites.
 
Imaginei como seria a intimidade com Jesus desses tidos como “irmãos” que perdem o tempo tão precioso da vida escrevendo bobagens na Internet. Também encontrei algumas comunidades muito abençoadas como as que relatarei com imenso prazer, por exemplo: “Eu Quero Namorar, Noivar e Casar”, “Eu Sou Para Casar” e “Meu Melhor Amigo é Jesus”.
 
Também temos o que falar das páginas de apresentação pessoal. Como pode um crente escrever “eu sou um garanhão”? Não cai nada bem. Poderia escrever assim “eu sou um cara de oração”. Com certeza ficaria melhor e as jovens cristãs se sentiriam bem mais interessadas.
 
Há também que mencionar as fotos apresentadas nas páginas do Orkut de vários crentes. Outro dia, navegando na página de uma certa liderança de uma igreja aqui em Salvador, levei o maior susto com as fotos ali postadas, pois pareciam fotos de websites de pornografia.
 
Não quero parecer um irmão chato ou quadrado. Afirmo que o sou de verdade e tenho carteirinha de CRENTE CHATO! Porém, Jesus disse: “Mas o que sai da boca vem do coração” Mateus 15:18. Em outras palavras, a boca fala do que o coração está cheio.
 
Será que essas páginas de apresentação e essas comunidades não expressam simplesmente o que sai do coração desses nossos irmãos cristãos? Será que o Orkut que o nosso coração expressa tem coisas boas para dizer ou não? De que comunidades você participa? E a sua página de apresentação, o que diz? Quais são as comunidades das quais você se deixa participar? Como estão as fotos ali postadas? E seus filhos? E seus liderados? Reveja seus conceitos e, como cristão, reflita nisso com urgência!!!
 
Sempre estarei batendo na mesma tecla: nós, cristãos, temos em mãos a maior oportunidade que a história nos concede de evangelizarmos pela rede de computadores. Em diversas conversas online sempre pergunto aos irmãos que estão do outro lado: “Você já falou de Jesus a alguém esta semana pela internet?“.
 
 Sidney Nunes